Para pensar...

"Se a educação sozinha não pode tranformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda."

Paulo Freire

9 de abril de 2011

POP ART

Professora Adriane de Artes (manhã) está estudando a Pop Art com os alunos...

Movimento principalmente americano e britânico, sua denominação foi empregada pela primeira vez em 1954, pelo crítico inglês Lawrence Alloway, para designar os produtos da cultura popular da civilização ocidental, sobretudo os que eram provenientes dos Estados Unidos.

Era a volta a uma arte figurativa, em oposição ao expressionismo abstrato que dominava a cena estética desde o final da segunda guerra. Sua iconografia era a da televisão, da fotografia, dos quadrinhos, do cinema e da publicidade.

Principais Artistas:

Robert Rauschenberg (1925) Depois das séries de superfícies brancas ou pretas reforçadas com jornal amassado do início da década de 1950, Rauschenberg criou as pinturas "combinadas", com garrafas de Coca-Cola, embalagens de produtos industrializados e pássaros empalhados.

NO BRASIL

A década de 60 foi de grande efervescência para as artes plásticas no pais. Os artistas brasileiros também assimilaram os expedientes da pop art como o uso das impressões em silkscreen e as referências aos gibis. Dentre os principais artistas estão Duke Lee, Baravelli, Fajardo, Nasser, Resende, De Tozzi, Aguilar e Antonio Henrique Amaral.

A obra de Andy Warhol expunha uma visão irônica da cultura de massa. No Brasil, seu espírito foi subvertido, pois, nosso pop usou da mesma linguagem, mas transformou-a em instrumento de denúncia política e social.

REFERÊNCIA:


A professora escolheu o artista Romero Britto como referência da Pop Art" na atualidade, ele é brasileiro e conhecido internacionalmente.






Visite o site oficial de Romero Britto e confira mais sobre a sua vida e suas obras...


*********************************
 Abaixo estão fotos dos alunos no Laboratório de informática assistindo ao vídeo de Romero Britto antes da realização da atividade de releitura.








Com o tema "Carro" os alunos fizeram uma releitura com o desenho de Romero Britto, no computador, com o programa Kolour Paint. Veja abaixo:














Nenhum comentário:

Postar um comentário