Para pensar...

"Se a educação sozinha não pode tranformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda."

Paulo Freire

23 de abril de 2013

JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA

No período de fevereiro a abril, as aulas de Educação Física tiveram enfoque na categoria jogos e brincadeiras.

Com os primeiros anos aprenderam brincadeiras cantadas como: "A história da serpente, Ip Op, A casa do Zé". Também brincadeiras tradicionais como: "Coelhinho sai da toca, Batata quente, Lenço atrás" entre outras. 


As regras foram discutidas com as crianças e encontraram outras formas de brincar durante as atividades. Após realizar a brincadeira as crianças fizeram registro escrito e desenharam a parte que mais gostaram.

As turmas dos segundos anos realizaram algumas atividades de circuito, brincadeiras de pular corda, rouba-rabo e vivência com bexigas.

Os terceiros anos fizeram uma pesquisa com os pais e familiares a respeito das brincadeiras que realizavam na infância. A brincadeira que mais apareceu foi pique - esconde. Depois de discutir as regras da brincadeira e apresentar algumas variações por região do Brasil, brincaram de pique - esconde e balança caixão. Outras brincadeiras também apareceram na pesquisa: pique-bandeira quebra - corrente, queimada e pobre-gatinho.

 
Nos quartos e quintos anos iniciou-se um trabalho com as brincadeiras cantatas:Caminho de Viseu, Os cabelos de Constância e Camaleão. Posteriormente, atividades com jogos pré-desportivos: Caçador, Caçador com proteção da abelha rainha, Caçador com barreiras laterais, Voleibol das cores e Basquete maluco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário