Para pensar...

"Se a educação sozinha não pode tranformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda."

Paulo Freire

16 de abril de 2013

CONHECENDO MAIS SOBRE A ARTE

Professoras de Arte Priscilla(manhã) e os alunos da escola estudam a vida e a obra de alguns artistas da atualidade. 

À seguir são apresentados alguns trechos das biografias estudadas,bem como os sites de origem:

Cândido Portinari (todos oa alunos)
"Cândido Portinari nasceu em 30 de dezembro de 1903, numa fazenda de café, em Brodósqui, interior do Estado de São Paulo. Filho de imigrantes italianos e de origem humilde, desde pequeno já manifesta sua vocação artística. "

Mais informações:


Romero Brito(1º ano)
"Romero Britto é considerado um ícone da cultura pop moderna, sendo um dos mais premiados artistas de nosso tempo. O artista pop mais jovem e bem-sucedido de sua geração, Britto tem criado obras-primas que invocam o espírito de esperança e transmitem uma sensação de aconchego."

Leia mais:
 

Salvador Dali(4º ano)
"Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech nasceu em 11 de maio de 1904, na cidade espanhola de Figueres (Catalunha). Foi um dos mais importantes artistas plásticos (pintor e escultor) surrealistas da Espanha. "

Para saber mais:

Escher(5º ano)

"Mauritus Cornelis Escher, nasceu em Leeuwarden na Holanda em 1898,  faleceu em 1970  e dedicou toda a sua vida às artes gráficas."

Veja também: 

 
Tarsila do Amaral(3º ano)
"Tarsila do Amaral nasceu em 1 de setembro de 1886, no Município de Capivari, interior do Estado de São Paulo. Filha do fazendeiro José Estanislau do Amaral e de Lydia Dias de Aguiar do Amaral, passou a infância nas fazendas de seu pai. Estudou em São Paulo, no Colégio Sion e depois em Barcelona, na Espanha, onde fez seu primeiro quadro, 'Sagrado Coração de Jesus', 1904. Quando voltou, casou-se com André Teixeira Pinto, com quem teve a única filha, Dulce."

Leia também:

Milton da Costa
"Milton Rodrigues da Costa (Niterói / RJ, 19 de outubro de 1915 – Rio de Janeiro, 4 de setembro de 1988), pintor, desenhista, gravador e ilustrador."
A roda
Leia também:


 * * * * * * *

Para cada artista estudado, os alunos podem conhecer a vida, as técnicas que eles utilizavam e ao término de cada aula produzem ressignificações como forma de expressão.

Confira algumas imagens:






Nenhum comentário:

Postar um comentário