Para pensar...

"Se a educação sozinha não pode tranformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda."

Paulo Freire

31 de maio de 2012

A VIDA E AS HISTÓRIAS DE MAURÍCIO DE SOUZA...

Alunos do 3º ano A estudam a biografia e as histórias em quadrinhos de Maurício de Souza...

* * * * * * * * * *
As atividades começaram no espaço de leitura com manuseio das histórias em quadrinhos.



Em sala de aula a professora questionou os alunos sobre: Quem é Maurício de Souza e quais personagens conheciam.
Tiveram a explicação da biografia de Maurício de Souza e o histórico de alguns personagens por meio de apresentações eletrônicas.
http://www.tvsinopse.kinghost.net/art/m/mauricio-de-sousa.htm (Confira no site a biografia)

Os alunos assistiram a vídeos com biografia e histórias envolvendo os personagens da turma da Mônica.Veja um dos vídeos à seguir:
video

Depois da explicação, das apresentações e dos vídeos os alunos foram convidados a digitar no editor de texto (nos classmates) um breve relato das características desses personagens associando com ilustrações.

Tiveram mais explicações sobre como é elaborada uma história em quadrinhos e os elementos que a compõe. Pesquisaram informações em alguns sites: 
  
http://www.comocriar.net/como-criar-quadrinhos
http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html

No laboratório de informática, os alunos fizeram pesquisa de diferentes tiras e histórias em quadrinhos de Maurício de Souza no site: http://www.monica.com.br/index.htm

Tiveram a oportunidade de ler e escolher uma das histórias para escrever um trecho de história em quadrinho no caderno.
No laboratório de informática os alunos escreveram falas de personagens em tiras com os personagens de Maurício de Souza.
Foram retiradas as falas dos personagens das tiras, para que os alunos pudessem criar seus próprios diálogos.

Após digitação das falas dos personagens e impressão das tiras, os alunos fizeram a narrativa das histórias por escrito.
Posteriormente foi realizada a reescrita (correção dos erros de ortografia e estrutura textual) das histórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário