Para pensar...

"Se a educação sozinha não pode tranformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda."

Paulo Freire

3 de abril de 2012

CONHECENDO A ESCOLA EM UM CONTEXTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO...


As professoras Juliana, Luzineide e Silvia das turmas: 2ºA, 2ºB, 2ºC e 2ºD, ensinaram História e Geografia de forma divertida e contextualizada.
Os conteúdos escolhidos para essa proposta de trabalho foram: a função social da escola; espaços e suas funções; profissões na escola e suas funções.
Iniciaram o encaminhamento com o estudo de textos e realização de atividades no livro didático focalizando personagens que tinham relação com a escola.
Foi conversado com os alunos a respeito do "Sonho de cada um" -  envolvendo a escola, o que esperavam dela e suas considerações sobre a utilidade dessa instituição de ensino.
Fizeram um passeio pelo interior da escola e nesta oportunidade puderam ver e saber o que era feito em cada espaço.
 Realizaram atividades de representação dos espaços da escola, no livro didático.
 As crianças argumentaram que não teria como desenhar a escola toda naquele espaço pequeno. Então foi explicado que haviam maneiras de representar algo grande em um espaço pequeno.
Foi montado uma planta baixa da escola e explicado que ela servia para representar todos os espaços da escola (nesse desenho não foi dado nome aos espaços). 
 Posteriormente, alunos e professoras fizeram outro passeio na escola, agora para nomear e associar o desenho aos espaços existentes ali (no trajeto foram feitos registros em siglas na sala transformaram as siglas em legendas.
 Foi explicado que pode-se representar a escola com a confecção de maquete, então foi sugerido que montassem a maquete da sala de aula (com materiais recicláveis).
Assistiram uma apresentação eletrônica (Impress) com explicações e imagens dos temas: “Os espaços da escola e suas funções”, “Os profissionais da escola e suas funções”.
 Em forma de cartaz, foi ampliada a planta baixa da escola, ilustrada com fotos de profissionais e completada com os nomes dos espaços anteriormente estudados.
Ao término do encaminhamento, alunos responderam a questões no computador (classmate do projeto UCAA) referentes ao assunto estudado, nesta atividade apareciam várias telas, cada uma com imagem e questão com alternativas a serem escolhidas pelos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário