Para pensar...

"Se a educação sozinha não pode tranformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda."

Paulo Freire

19 de março de 2010

TERRA À VISTA


A turma da 4ª série A e a professora Alexandra estão estudando como era o Paraná e o Brasil na época do descobrimento. Depois de fazer um trabalho em sala de aula conhecendo os vestígios dessa época, pensando em como era a vida dos indígenas que viviam aqui e como foi a aventura portuguesa de desafiar o “mar desconhecido” a turma recebeu o desafio de produzir uma narrativa histórica no laboratório de informática recebendo auxílio da professora Raquel para digitá-los.

Confira à seguir algumas dessas narrativas:


O nosso Brasil

Há mais ou menos 500 anos o nosso país era conhecido como pindorama ,o nome que os índios deram ao Brasil antes dos portugueses chegarem,quando os portuguese chegara deram o nome de Vera Cruz.
Os portugueses saíram de Portugal para Índias, diziam que houve uma grande tempestade e que o barco desviou e foi parar na América. Eles passaram três meses em um barco sem higiene,sem trocar de roupa e alguns até morreram na viagem ,antes de se aventurar no mar eles pensavam que tinham grandes ciclopes , abismos,grandes monstros,dragões,gigantes e cobras no oceano.
A primeira impressão dos portugueses tiveram quando viram a praia cheia de índios nus foi de espanto. Os índios falavam tupi e os portugueses falavam português. Os portugueses trocavam presentes para se comunicar . Os índios tupis pensavam que os portugueses estavam lá em uma visita nas suas tribos. Mas um dia os portugueses fizeram dos índios escravos e acabaram com suas tribos.

Autoras:Daiana N Meneses e Ana Karolinne
Araucária, 09/03/2010


A Historia do Brasil

Em 1500 os portugueses resolveram ir para as Índias. Esse trajeto era feito de navio. Contava-se que houve um temporal e desviou o navio para o Brasil.
Quando os portugueses chegaram no Brasil eles viram o Monte Pascoal. Eles
foram para praia e eles viram os índios nus, acharam muito estranho.
Os portugueses foram falar com os índios . Os índios falavam tupi-guarani , mas os portugueses falavam português .
Os portugueses tiveram uma ideia trocaram presentes . Os índios davam farinha e os portugueses davam um espelho e como os índios nunca se viram no espelho ficaram muito admirados .
Os portugueses só estavam interessados no ouro que eles achavam que tinha aqui , assim eles conseguiram se comunicar .
Os portugueses fizeram dos índios seus escravos. Os índios lutaram contra os portugueses para proteger suas terras .


Autoras: Ezica e Pamêla.
Araucária, 09/03/2010.

3 comentários: