Para pensar...

"Se a educação sozinha não pode tranformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda."

Paulo Freire

31 de março de 2010

CLASSES ESPECIAIS

As Classes Especiais são ambientes em que se oferece serviço de natureza pedagógica, prestado na unidade escolar mais próxima da residência à alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem decorrentes de deficiência física / múltipla, que requeiram acompanhamento contínuo, recursos, ajudas e apoios intensos, e exijam adaptações curriculares significativas, que a classe comum não consiga prover.
Os alunos de classes especiais, bem como aqueles inseridos em classes comuns, que apresentam deficiência física e fazem uso de cadeira de rodas recebem o benefício do transporte escolar da Secretaria Municipal de Educação.

Nas classes especiais, o professor deve desenvolver o currículo, mediante adaptações, e, quando necessário, atividades da vida autônoma e social no turno inverso.
A partir do desenvolvimento apresentado pelo aluno e das condições para o atendimento inclusivo, a equipe pedagógica da escola e a família devem decidir conjuntamente, com base em avaliação pedagógica, quanto ao seu retorno à classe comum.

REFERÊNCIAS:

CLASSES ESPECIAIS.Disponível no "www.sjc.sp.gov.br". Acesso em 31 de março de 2010.
RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 2, de 11 de Fevereiro de 2001. Disponível NO "portal.mec.gov.br" Acesso em 31 de março de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário