Para pensar...

"Se a educação sozinha não pode tranformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda."

Paulo Freire

11 de novembro de 2011

RELATO DE UM ENCAMINHAMENTO DE ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELA PROFESSORA CASTORINA DO 4º A


A professora sugeriu aos alunos que construíssem uma fita métrica com tiras de papel sulfite e régua. Posteriormente, foi realizada a medição dos alunos a partir da fita métrica trazida pela professora. As medidas dos alunos foi escrita em um cartaz (com papel Kraft) e o registro feito no caderno de Matemática. 
Foram desenvolvidas em sala de aula diversas atividades relacionadas com a tabela: situações problemas, SND (Sistema de Numeração Decimal), escrita e leitura de quantidades, ordem crescente e decrescente, fração e as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão).
Com o uso dos Classmates, os alunos digitaram e formataram a tabela  com suas alturas no Calc do BrOficce.Org. e construíram gráficos para demonstrar informações da tabela.
Em outro momento  fizeram o registro do peso de cada aluno, montaram outra tabela e construíram outro gráfico, agora em papel milimetrado, este foi exposto no mural da sala de aula.
Segundo a professora que realizou essa proposta de trabalho, o resultado foi gratificante, uma vez que  atingiu o objetivo de construir conhecimento matemático junto aos alunos a partir das medidas, construção de tabelas e gráficos.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário